Obra clássica de Louis-Claude de Saint-Martin, o Filósofo Desconhecido, publicada pela primeira vez em 1775, traz o arcabouço de sua doutrina que, mais tarde, ficou conhecida como Martinismo.
Nesta segunda edição, foi realizada uma revisão minuciosa do texto original em francês para que permanecesse o mais fiel possível ao pensamento do autor, além de evitar o «filosofês» que torna a maioria dos textos filosóficos incalcançáveis para a maioria dos leitores, restringindo-os a uma bolha de intelectuais que não compreendem sequer a si mesmos. Com isso, o leitor comum poderá compreender o pensamento vivo do Filósofo Desconhecido sem grandes dificuldades, a não ser em assuntos pertinentes aos números e à alquimia que ainda escapam ao entendimento do homem comum. No mais, o texto está bastante acessível a maioria dos leitores interessados pelo Martinismo como corrente espiritual.
Além disso, o tradutor, Charles Lucien de Lièvre, nos presenteia na primeira parte desta Obra com um Suplemento Martinista Prático com experimentos detalhados e explicados em seus benefícios e obstáculos, de modo que o Martinista se mantenha perseverante e animado em sua ascese mística e dedique-se com mais empenho, pouco importa se é membro de uma Ordem Martinista ou trabalhe sozinho no retiro e no silêncio de seu Santuário Individual. Todos serão grandemente beneficiados por este trabalho voltado para o estímulo dos verdadeiros HOMENS DE DESEJO.