Epistemologia Geral ou Crítica do Conhecimento, de Roger Verneaux, é uma obra clássica no campo da filosofia, especialmente dentro da tradição tomista. Publicado originalmente em francês, o livro foi traduzido para o português e amplamente utilizado em cursos de filosofia, principalmente nas disciplinas que tratam da teoria do conhecimento.
Neste livro, Verneaux propõe uma investigação crítica e sistemática sobre os fundamentos do conhecimento humano. Ele analisa as principais correntes epistemológicas — como o ceticismo, o empirismo, o racionalismo, o idealismo e o realismo — buscando compreender como cada uma delas responde à pergunta central da epistemologia: "Como conhecemos e o que podemos conhecer com certeza?". O autor não se limita a expor as teorias, mas faz uma crítica minuciosa de cada posição, sempre com o objetivo de defender uma posição realista, que parte do princípio de que o ser humano é capaz de alcançar um conhecimento verdadeiro e objetivo da realidade.
Verneaux dedica uma parte significativa da obra à análise de conceitos fundamentais como verdade, certeza, evidência e erro, discutindo suas implicações para a possibilidade do saber. Em vez de adotar uma perspectiva relativista ou subjetivista, ele defende que há critérios racionais e objetivos que permitem ao intelecto humano alcançar a verdade, mesmo que de modo limitado ou progressivo.