Referência Rápida às Diretrizes, organizado por Cristiane Tavares de Lima, é um livro voltado principalmente para profissionais da educação e da saúde que atuam com crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Trata-se de uma obra de caráter prático e objetivo, que busca reunir e sistematizar as principais diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, oferecendo um panorama conciso, mas abrangente, sobre os direitos, orientações e fundamentos que embasam a inclusão escolar no Brasil.
Com uma linguagem clara e acessível, o livro funciona como um guia de consulta rápida, ideal para quem precisa tomar decisões cotidianas no ambiente educacional sem perder de vista o respaldo legal e as recomendações institucionais. As diretrizes são organizadas por temas e tipos de deficiência, o que facilita a consulta e a aplicação no contexto pedagógico. Ao fazer isso, a obra contribui para diminuir as lacunas entre teoria e prática, oferecendo fundamentos que sustentam a implementação de práticas inclusivas de forma coerente e fundamentada.
Um dos méritos do livro está na sua objetividade: ao invés de se estender em discussões teóricas, ele se foca em trazer resumos, quadros comparativos, tópicos e indicações práticas. Isso não o torna superficial — ao contrário, torna-se uma ferramenta de apoio essencial, especialmente para professores que muitas vezes se veem despreparados ou desamparados diante das exigências da inclusão.
Além disso, o livro reforça constantemente a importância da formação continuada, da escuta ativa das famílias e da atuação intersetorial, reconhecendo que a inclusão não é um ato isolado, mas um processo coletivo, que exige envolvimento de diferentes áreas e profissionais. Nesse sentido, Referência Rápida às Diretrizes é um chamado à responsabilidade compartilhada e ao compromisso ético com a equidade no ambiente escolar.
Trata-se, em resumo, de um material técnico, direto e necessário, que serve tanto como introdução quanto como suporte contínuo para a atuação de quem está inserido nos desafios e possibilidades da educação inclusiva.